sexta-feira, 30 de maio de 2014

Documentario Aborda Tema Para usuarios

   
Documentário “Usuários” aborda o tema maconha e abrange aspéctos que envolvem o autocultivo e alguns de seus diferentes usos, como religioso, medicinal e recreacional.


Atualmente a discussão sobre a legalização da maconha está em alta, e é bastante comum vermos cada vez mais estudiosos, pesquisadores, professores, médicos, políticos, entre outros profissionais, falarem sobre o assunto de forma aberta, verdadeira e coerente. Esse novo curta mostra a realidade difícil do usuário em lidar com as consequências da proibição, que afeta drasticamente o direito e liberdade ao próprio corpo do indivíduo.
Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo da PUC-SP, realizado com Maurício Souza, Ronie Meireles e Jeferson Stader, “Usuários” é apenas o primeiro projeto que Pedro fez sobre o assunto, pretendendo aprofundar-se mais no tema nos futuros documentários. “Eu quero mostrar que o consumidor de maconha não é um criminoso, sobretudo aquele que cultiva”, afirma Mariani.
O curta é um documentário independente produzido por Pedro Mariani, também diretor do filme, e retrata o cotidiano e experiência de 3 usuários: AllDoors, que cultiva a planta; Lucas Melo, rastafari que a utiliza de maneira religiosa; e Maria Antonia, que usou e usa até hoje como forma de medicamento.
Além do lado medicinal, o curta também mostra o uso religioso e recreacional, a prática do autocultivo e algumas das dificuldades enfrentadas decorrentes do proibicionismo. Mais do que isso, um grande passo é que atualmente começam a surgir usuários medicinais que precisam da planta, e que sentem-se um pouco mais respaldados em lutar pela causa com o apoio de iniciativas como essa.
“Fiz o documentário porque percebi as poucas vias que a sociedade oferece para os usuários se expressarem”, conta Pedro Mariani, diretor do filme. “Quando esse assunto do uso da maconha ganha importância, as palavras sempre surgem das bocas de especialistas”.

Apesar de não possuírem nenhum curso, esses e outros usuários, entendem bem quando o assunto é maconha. E com a ajuda da internet, debates, livros e outras formas de comunicação, puderam pesquisar e ir a fundo no tema, abrindo portas para um outro universo que a mídia propositalmente não mostra. Usuários, ativistas e especialistas possuem cada vez mais argumentos a favor dessa discussão, e é possível perceber como a legalização está cada vez mais próxima.
FONTE:CHARAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário